Disfunção Erétil

A disfunção erétil ou impotência sexual é a incapacidade de o homem conseguir obter e manter uma ereção do pênis suficiente que possibilite uma atividade sexual satisfatória. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 50% dos homens brasileiros acima de 40 anos têm alguma queixa em relação às ereções. O problema pode ser sinal de doenças física ou psicológica, afetando a qualidade de vida dos pacientes.

A impotência sexual pode ser manifestada de várias maneiras. Além da incapacidade de obter e manter a ereção, outros sintomas podem ser apresentados como a redução da rigidez peniana, redução dos pelos corporais, atrofia testicular, doença vascular periférica e neuropatia (distúrbio das funções do sistema nervoso).

O diagnóstico e o tratamento devem avaliar as condições físicas do paciente e psicológicas subjacentes. Se o problema estiver relacionado à causas físicas, o tratamento inclui medicamentos que induzem a ereção e em alguns casos, cirurgia. Entre as terapias mais utilizadas estão injeções intra-cavernosas, medicamentos orais e prótese peniana. Para pacientes que apresentam problemas psicológicos, como a depressão, são indicadas terapias com acompanhamento de psicólogos ou psiquiatras associados ao uso de medicações.

Locais de atendimento

Conheça todas as nossas atuações:

Andrologia

Cálculo Renal