Cálculo renal

Cálculo renal ou pedra nos rins são formados por substâncias que se agregam e formam pequenos cristais dentro dos rins ou nas vias urinárias, formando concreções que lembram pedras. Estima-se que o cálculo renal atinge cerca de 12% da população brasileira, sendo que a enfermidade acomete mais homens que mulheres. Quem já teve a doença, a chance de reincidência é de 50%.

Na maioria dos casos, a doença não apresenta sintomas e pode passar muito tempo despercebida pelo paciente. Mas quando as pedras se deslocam pelo fluxo urinário e alcançam o ureter, canal que liga o rim à bexiga, obstruem a drenagem de urina e causam dores muito fortes (cólica renal), que podem ser sentidas na região lombar ou região abdominal inferior. Além das cólicas, o paciente pode sentir também náuseas e vômitos, calafrios, distensão abdominal, febre, vontade frequente de urinar e sangue na urina.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do cálculo renal pode ser feito através de exames de imagens como Raio x, ultrassom e tomografia de abdômen. Exames laboratoriais do xixi analisam a acidez e a presença de cristais ou infecção.

Com o diagnóstico, o médico vai indicar o melhor tratamento para o paciente. Cálculos renais pequenos, menores que 5 – 6mm, costumam ser expelidas naturalmente, sem necessidade de cirurgia. Já cálculos renais maiores, dificilmente são eliminados espontaneamente e quase sempre requerem tratamento cirúrgico. A cirurgia é realizada via endoscópica, ou seja, sem corte. O aparelho é passado pela uretra e progride até o ureter e/ou rim. Caso o cálculo seja maior que 2cm, pode ser realizado um pequeno corte na região lombar para a passagem de um aparelho endoscópico até o rim.

Prevenção

Para evitar a formação das pedras nos rins, é necessário manter hábitos de vida saudáveis, seguindo as seguintes recomendações:

1. Beber no mínimo 2 litros de água por dia
  2. Ter uma alimentação saudável rica em frutas e verduras
  3. Evitar excesso de sal
  4. Reduzir o consumo de proteínas (carne vermelha)
  5. Diminuir consumo de alimentos ricos em oxalato (café, chá preto, chocolate)

Locais de atendimento

Conheça todas as nossas atuações:

Andrologia

Cálculo Renal